Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da HPLC-UV/DAD na análise de lactonas sesquiterpênicas e flavonóides em plantas medicinais

Processo: 01/09660-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Mary Ann Foglio
Beneficiário:Renata Maria dos Santos Celeghini
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Cromatografia   Controle da qualidade   Sesquiterpenlactona   Plantas medicinais   Flavonoides

Resumo

Este trabalho visa desenvolver metodologias analíticas utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) com detector ultravioleta/ arranjo de diodos (UV/DAD) nas análises das frações enriquecidas de Artemisia ctnnua e Mccytenus ilicifolia. A metodologia analítica a ser desenvolvida deverá ser aplicada no estudo da variação sazonal das lactonas sesquiterpênicas presentes na espécie Artemisia anHua. O objetivo é avaliar a variação na concentração da artemisinina (antimalárico) em relação à outras duas lactonas sesquiterpênicas com atividade antiulcerogênica, em diferentes épocas do ano. Nesta outra etapa deste trabalho pretende-se desenvolver uma metodologia de análise para ser aplicada no estudo da espécie Maytenus ilicifolia, tendo como objetivo a separação e quantificação dos flavonóides presentes em frações ativas e inativas (atividade antiúlcera). Com estes dados, será possível monitorar estas substâncias como "marcadores" corroborando na avaliação química da fração ativa antiúlcera, no controle de qualidade das amostras comerciais como também fornecer mais um parâmetro na seleção de Maytenus ilicifolia cultivadas nos campos do CPQBA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA MARIA DOS SANTOS CELEGHINI; ILZA MARIA DE OLIVEIRA SOUSA; ANA PAULA DA SILVA; RODNEY ALEXANDRE FERREIRA RODRIGUES; MARY ANN FOGLIO. Desenvolvimento e validação de metodologia analítica por CLAE-IR para determinação de artemisinina em Artemisia annua L. Química Nova, v. 32, n. 4, p. -, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.