Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento, avaliação e otimização de um Reator UASB com recirculação parcial do efluente e de reator anaeróbio com membrana para o tratamento de águas residuárias industriais

Processo: 01/06244-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2001
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Eduardo Cleto Pires
Beneficiário:Andréa Paula Buzzini
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/05489-0 - Desenvolvimento, análise, aprimoramento e otimização de reatores anaeróbios para tratamento de águas residuárias, AP.TEM
Assunto(s):Tratamento biológico anaeróbio   Tratamento anaeróbio

Resumo

O principal objetivo do estudo é avaliar o desempenho de dois reatores: reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) com recirculação parcial do efluente e reator anaeróbio com membrana no tratamento de efluentes de indústrias de celulose não branqueada. O reator UASB já foi amplamente estudado, entretanto para esse efluente apresentou tempo de detenção hidráulico bastante elevado, sendo necessário, portanto, um reator com grande volume em escala real. O objetivo da recirculação parcial do efluente é promover a granulação do lodo. Dessa forma, pretende-se diminuir o tempo de detenção hidráulico mantendo-se a estabilidade e eficiência de operação. O reator anaeróbio com membrana ainda é pouco estudado, principalmente no Brasil, devido ao elevado custo da membrana e problemas inerentes a colmatação. Os sistemas de microfiltração comerciais existentes são caros e não apresentam flexibilidade de operação, o que no caso de pesquisa dificulta a operação. Pretende-se, então, desenvolver o módulo de membrana. A partir dos resultados obtidos nos dois sistemas será realizada uma análise do custo, facilidade de operação e manutenção, qualidade final do efluente e estabilidade de cada configuração de reator. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUZZINI, A. P.; SAKAMOTO, I. K.; VARESCHE, M. B.; PIRES, E. C. Evaluation of the microbial diversity in an UASB reactor treating wastewater from an unbleached pulp plant. Process Biochemistry, v. 41, n. 1, p. 168-176, Jan. 2006.
BUZZINI‚ AP; GIANOTTI‚ EP; PIRES‚ EC. UASB performance for bleached and unbleached kraft pulp synthetic wastewater treatment. Chemosphere, v. 59, n. 1, p. 55-61, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.