Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem molecular no planejamento de fármacos auxiliado por computador: aplicação dos formalismos QSAR-4D e FEFF QSAR-3D em antichagásicos potenciais e em antibacterianos/antimicrobacterianos

Processo: 08/54211-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Elizabeth Igne Ferreira
Beneficiário:Kerly Fernanda Mesquita Pasqualoto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/01192-3 - Antichagásicos potenciais derivados de compostos nitro-heterocíclicos, AP.TEM
Assunto(s):Química médica   Química computacional   Planejamento de fármacos   Antibacterianos   Tripanossomicidas   Relação quantitativa estrutura-atividade   Modelagem molecular

Resumo

Os métodos de modelagem molecular contribuem de forma relevante ao processo de planejamento de novos fármacos, reduzindo etapas sintéticas, além de auxiliar no desenvolvimento de moléculas inéditas, mais seletivas que o fármaco protótipo. As enzimas que participam do mecanismo redox, tiol dependente, da tripanotiona e do mecanismo biossintético de ácidos graxos (sistema FAS) são consideradas alvos ideais para o planejamento de novos agentes antichagásicos e antibacterianos/antimicobacterianos, respectivamente, devido as diferenças na seletividade do substrato e na organização molecular de tais sistemas em comparação com aqueles de mamíferos. Além da consolidação e atualização de conhecimentos, pretende-se, também, com este projeto a implantação e utilização de novas metodologias do CADD nos projetos desenvolvidos nos grupos de pesquisa do Laboratório de Planejamento e Síntese de Quimioterápicos Potencialmente Ativos em Endemias Tropicais - LAPEN (FCF-USP) e do Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos - LPDF (FCF-USP), além da consolidação do vínculo colaborativo entre os grupos de pesquisa do LAPEN e do Laboratório de Quimiometria Teórica e Aplicada - LQTA (IQ-UNICAMP). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIAROLLA, JEANINE; PASQUALOTO, KERLY F. M.; RANDO, DANIELA G.; ZAIM, MARCIO H.; FERREIRA, ELIZABETH I. Molecular modeling study on the disassembly of dendrimers designed as potential antichagasic and antileishmanial prodrugs. Journal of Molecular Modeling, v. 18, n. 5, p. 2257-2269, MAY 2012. Citações Web of Science: 7.
GIAROLLA, JEANINE; RANDO, DANIELA G.; PASQUALOTO, KERLY F. M.; ZAIM, MARCIO H.; FERREIRA, ELIZABETH I. Molecular modeling as a promising tool to study dendrimer prodrugs delivery. JOURNAL OF MOLECULAR STRUCTURE-THEOCHEM, v. 939, n. 1-3, p. 133-138, JAN 15 2010. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.