Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressao do receptor b1 de bradicinina e da nadph oxidase em celulas endotelias sob estresse oxidativo e em animais deficientes em oxido nitrico sintase endontelial.

Processo: 03/01054-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Clélia Rejane Antõnio
Beneficiário:Aline de Cássia Azevedo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):NADPH oxidase   Hipertensão   Óxido nítrico

Resumo

O óxido nítrico (NO) é produzido nas células a partir da L-arginina e do oxigênio numa reação catalisada pelas enzimas NO sintases (NOS). Prévios estudos com camundongos nocautes para a NOS endotelial (eNOS) mostraram que está enzima é essencial para a manutenção da normalidade da pressão sanguínea, pois sua ausência resulta em hipertensão. Já a enzima NAPDH oxidase converte oxigênio em superóxido, um ânion radical envolvido na ação bactericida dos neutrófilos e na indução da expressão mediadores do estresse oxidativo, como o NF-kappaB. Fisiologicamente, o superóxido está envolvido na vasoconstrição, contrastando com o NO que é um vasodilatador. Como o NO é um inativador de superóxido, uma condição de desequilíbrio que favoreça o estresse oxidativo pode resultar em disfunção endotelial, distúrbios vasculares e hipertensão. Neste projeto, temos por objetivo determinar se o estresse oxidativo induz a expressão do receptor B1 de bradicinina, um mediador da vasodilatação em processos de inflamação e dor e choque térmico, cuja expressão é induzível por NF-kappaB. Os modelos de estudo serão culturas de células endoteliais íntegras ou enucleadas sob tratamentos oxidantes e animais nocaute em eNOS. Analisaremos também a expressão da subunidade p-22phox da NADPH oxidase, considerando-a como um possível sensor do estresse oxidativo. (AU)