Busca avançada
Ano de início
Entree

Tendência pedagógica com tecnologias da inteligência: conexão presencial e virtual para a aprendizagem

Processo: 06/06022-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sergio Ferreira Do Amaral
Beneficiário:Daniela Melaré Vieira Barros
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia

Resumo

A proposta que segue é o referencial teórico necessário da investigação de pós-doutorado em desenvolvimento pelo Laboratório de Novas Tecnologias aplicadas a Educação - LANTEC - UNICAMP. Essa pesquisa de pós-doutorado intitulada “Tendência Pedagógica com tecnologias da inteligência: conexão presencial e virtual para a aprendizagem”estrutura-se sobre a problemática que destaca como se aprende no espaço do virtual e quais os elementos chaves para a aprendizagem na nova linguagem digital interativa que o espaço virtual possibilita. Para estes questionamentos temos por objetivo possibilitar diretrizes para o desenvolvimento de procedimentos metodológicos para a criação de materiais educativos que utilizem como referencial os elementos que constituem os estilos de uso do espaço virtual para a aprendizagem. Nossa hipótese é que o espaço virtual possui elementos e características que possibilitam ao processo de ensino e aprendizagem novas formas de apreensão das informações e desenvolvimento das competências e habilidades, portanto se faz necessário o estabelecimento de diretrizes que auxiliem o uso do virtual como um espaço educativo.Tendo essa pesquisa como eixo, o presente projeto propõe o aprofundamento do tema de estilos de aprendizagem e sua forma de uso no espaço virtual. Para tanto nosso objetivo de pesquisa é analisar o referencial teórico sobre estilos de aprendizagem, suas aplicações no âmbito educativo e sua contribuição para o desenvolvimento da temática linguagem digital interativa.