Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da compreensão e da utilização da internet pelo professor em uma escola pública de ensino fundamental

Processo: 01/13122-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sergio Ferreira Do Amaral
Beneficiário:Mariana Cristina de Almeida Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia educacional   Práticas pedagógicas

Resumo

O projeto propõe o estudo da compreensão e da utilização do ambiente mediado pelo computador baseado na Internet, por parte dos professores na prática pedagógica em uma escola pública de ensino fundamental. A proposta da pesquisa está contextualizada dentro do Projeto já apresentado e aprovado pela a FAPESP (Processo de nº 2000/116370) que objetiva o estudo e desenvolvimento de um ambiente mediado por computador baseado na Rede Internet, visando a exploração e construção de conhecimentos a partir da realidade de uma escola de ensino fundamental. A metodologia utilizada será da observação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores dentro do laboratório de informática adquirido com recursos da FAPESP na Escola "Sérgio Pereira Porto". Destacamos a metodologia "ação-reflexão-ação" destinada aos professores que queiram aprender mais sobre como utilizar a Internet para aprimorar o aprendizado do aluno. Em especial atenção, aos professores que se aproximam da Internet com relutância e, talvez, com um toque de ceticismo sobre seu valor em sala de aula. Nos critérios de avaliação teremos resultados quantitativos (avaliação através de diagnósticos) e qualitativos avaliação de entrevistas, estudo de projetos). (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.