Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao de genes celula-tronco especificos em tumores do sistema nervoso central.

Processo: 07/56554-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 08 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Carlos Gilberto Carlotti Jr
Beneficiário:Álvaro Fabrício Lopes Rios
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Metilação de DNA   Células-tronco   Epigênese genética   Neoplasias   Cérebro

Resumo

Há várias décadas os cientistas têm se engajado em dissecar a origem do câncer. Atualmente sabe-se que além de características subjacentes a células-tronco normais, processos epigenéticos estão presentes no surgimento e manutenção de fenótipos neoplásicos. Tais processos englobam principalmente mutilação do DNA e modificações covalentes em histonas, os quais podem ser estabelecidos pela ação de transferases, podendo ser dirigidos por RNAs não codificadores de proteínas (Nonconding RNAs - ncRNAs). Devido à natureza epigenética no surgimento de diversos eventos neoplásicos, propostas de tratamento a partir da reprogramação epigenética dos genes constituem uma forma potencial de reverter danos dessa natureza. Diversos autores na literatura e resultados do laboratório no qual o candidato realizou seu doutoramento têm identificado à expressão de genes mantenedores das vias de pluripotência embrionária de mamíferos em linhagens neoplásicas distintas (por exemplo, osteossarcoma, glioblastoma e leucemia mielóides aguda). Nocaute e silenciamento gênicos em modelos animais têm demonstrado que células que deixaram de expressar tais genes perdem a pluripotência e se diferenciam, fazendo dos mesmos importantes alvos na tentativa de se controlar o fenótipo de pluripotência em cânceres. No presente trabalho é proposta a identificação de expressão e de mutilação diferencial desses genes em tumores do sistema nervoso central, no intuito de se identificar possíveis alvos para futuras terapias visando reprogramação epigenética. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, A. M.; DE FREITAS, M. A. R.; RIOS, A. F. L.; RENZI, A.; LOBO, R. B.; GALERANI, M. A. V.; VILA, R. A.; RAMOS, E. S. Identification of a DNA methylation point in the promoter region of the bovine CYP21 gene. Genetics and Molecular Research, v. 10, n. 3, p. 1409-1415, 2011. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.