Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão de genes célula-tronco específicos em tumores do sistema nervoso central

Processo: 07/56554-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 08 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Carlos Gilberto Carlotti Jr
Beneficiário:Álvaro Fabrício Lopes Rios
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Metilação de DNA   Células-tronco   Epigênese genética   Neoplasias   Sistema nervoso central

Resumo

Há várias décadas os cientistas têm se engajado em dissecar a origem do câncer. Atualmente sabe-se que além de características subjacentes a células-tronco normais, processos epigenéticos estão presentes no surgimento e manutenção de fenótipos neoplásicos. Tais processos englobam principalmente mutilação do DNA e modificações covalentes em histonas, os quais podem ser estabelecidos pela ação de transferases, podendo ser dirigidos por RNAs não codificadores de proteínas (Nonconding RNAs - ncRNAs). Devido à natureza epigenética no surgimento de diversos eventos neoplásicos, propostas de tratamento a partir da reprogramação epigenética dos genes constituem uma forma potencial de reverter danos dessa natureza. Diversos autores na literatura e resultados do laboratório no qual o candidato realizou seu doutoramento têm identificado a expressão de genes mantenedores das vias de pluripotência embrionária de mamíferos em linhagens neoplásicas distintas (por exemplo, osteossarcoma, glioblastoma e leucemia mielóides aguda). Nocaute e silenciamento gênicos em modelos animais têm demonstrado que células que deixaram de expressar tais genes perdem a pluripotência e se diferenciam, fazendo dos mesmos importantes alvos na tentativa de se controlar o fenótipo de pluripotência em cânceres. No presente trabalho é proposta a identificação de expressão e de mutilação diferencial desses genes em tumores do sistema nervoso central, no intuito de se identificar possíveis alvos para futuras terapias visando reprogramação epigenética. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, A. M.; DE FREITAS, M. A. R.; RIOS, A. F. L.; RENZI, A.; LOBO, R. B.; GALERANI, M. A. V.; VILA, R. A.; RAMOS, E. S.. Identification of a DNA methylation point in the promoter region of the bovine CYP21 gene. Genetics and Molecular Research, v. 10, n. 3, p. 1409-1415, . (09/08313-2, 07/56554-3, 08/53804-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.