Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao ultraestrutural e analise morfometrica da resposta celular ao parafuso de osso bovino misto em subcutaneo de ratos.

Processo: 02/13868-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:José Mauro Granjeiro
Beneficiário:Jefferson Tomio Sanada
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transplante ósseo   Enxerto ósseo   Próteses e implantes

Resumo

O desenvolvimento de biomaterias ósteosubstitutos para terapias de perda óssea é alvo de intensa pesquisa, na regeneração tecidual guiada (RTG) e regeneração óssea guiada (ROG) a associação de matérias osteocondutores, osteoindutores e osteoprogenitores é desejável. A reparação contorno do rebordo alveolar utilizando membranas reabsorvíveis é um grande desafio. O uso de sistemas para fixação das membranas pode ser obtida com parafusos de titânio ou polímeros absorvíveis. O objetivo deste trabalho é analisar a biocompatibilidade do parafuso produzido a partir de osso cortical bovino misto (orgânico e inorgânico) livre de células. Os parafusos serão implantados no tecido subcutâneo de 20 ratos, os quais serão sacrificados 7, 14, 21 e 28 dias após a implantação. Os resultados serão avaliados por meio de análise microscópica, onde será observada a resposta celular do organismo perante ao biomaterial enxertado e também será analisado, por microscopia eletrônica de varredura aclopado a sonda de Rx (EDS), o relevo superficial do parafuso. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANIA MARY CESTARI; RODRIGO CARDOSO DE OLIVEIRA; JEFFERSON TOMIO SANADA; GUSTAVO POMPERMAIER GARLET; RUMIO TAGA; JOSÉ MAURO GRANJEIRO. Biocompatibility evaluation of a new bioresorbable pin for membrane fixation. Brazilian Dental Journal, v. 21, n. 6, p. 482-490, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.