Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos biológicos de Phyllocnistis SP. um possível hospedeiro alternativo para parasitóides de "Phyllocnistis citrella" (Lepidoptera: Gracillariidae)

Processo: 01/05130-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Valmir Antonio Costa
Beneficiário:Luciana Martoni
Instituição-sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Controle biológico   Phyllocnistis citrella

Resumo

A citricultura é uma atividade de grande importância para o Brasil e uma das mais sérias ameaças ao seu desenvolvimento é o cancro cítrico, que tem como agente etiológico a bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri. O problema do cancro cítrico se agravou, sobremaneira, com a introdução, no país, da larva minadora da folha dos citros Phyllocnistis citrella Stainton (Lepidopteri: Gracillariidae), que fez aumentar a incidência e severidade daquela bacteriose. Ó controle biológico é uma das principais armas contra esta praga, que possui um grande número de inimigos naturais. No Brasil, observações preliminares indicam que este inseto vem sendo atacado por várias espécies de parasitóides nativos que, provavelmente, desenvolvem-se primariamente parasitando espécies nativas de gracilariídeos. Uma espécie do gênero Phyllocnistis, ainda não descrita, vem sendo encontrada em folhas da planta daninha Conyza bonariensis, sendo esse micro lepidóptero por sua vez parasitado por himenópteros que também ocorrem em P. citrella. Este projeto tem como objetivos estudar o ciclo biológico e a capacidade reprodutiva de Phyllocnistis sp., no sentido de avaliar a possibilidade de produzir parasitóides de P. citrella em laboratório usando um hospedeiro alternativo, e verificar a suscetibilidade de Citrus sinensis a Phyllocnistis sp. (AU)