Busca avançada
Ano de início
Entree

Mistura de sabor e violação de CP em neutrinos

Processo: 06/06869-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Marcelo Moraes Guzzo
Beneficiário:Celso Chikahiro Nishi
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neutrinos   Oscilação de neutrinos   Fenomenologia (física de partículas)   Violação da simetria CP   Sabor (física)

Resumo

A física de neutrinos tem atingido um rápido progresso após a confirmação da oscilação de neutrinos em vários experimentos, indicando a presença de massas muito pequenas para os neutrinos e mistura de sabor com ângulos de mistura grandes. O acúmulo sucessivo de tais evidências (i) impulsionam a procura de modelos que expliquem tais características, assim como (ii) motivam a procura por desvios da descrição atual e de efeitos subdominantes. No contexto (i), estudaremos os vínculos impostos pela implementação do mecanismo de seesaw em alguns modelos como o modelo com N dubletos de Higgs, e verificaremos a transferência da violação de CP para a matriz de mistura dos léptons e dos quarks. No contexto (ii), faremos o estudo das fórmulas de oscilação utilizando o formalismo dos espinores de Weyl, incluindo neutrinos de Majorana pesados e aspectos de localização. No passo seguinte, incluiremos à descrição as interações que criam e detectam os neutrinos, as interações decorrentes carregadas e neutras e possíveis novas interações. Para o estudo detalhado do processo de criação será utilizada a aproximação de Wigner-Weisskopf incluindo aspectos de localização. (AU)