Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia de Pouteria americanas (Sapotaceae Juss.) com implicações taxonômicas, evolutivas e biogeográficas

Processo: 06/55508-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:José Rubens Pirani
Beneficiário:Aparecida Donisete de Faria
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Ericales   Sapotaceae   Pouteria

Resumo

Pouteria é um dos maiores gêneros de Sapotaceae, compreendendo mais de 300 espécies de ocorrência pantropical e subdivididas em nove seções. Destas, seis são exclusivamente americanas, uma apresenta disjunção entre América e África, outra, disjunção entre América, Ásia, Austrália e Pacífico, e uma é exclusivamente africana. Recentemente, resultados de um estudo filogenético mostraram que o gênero é polifilético, subdividido em três grupos naturais, e que estes, de forma bastante interessante, são congruentes com sua distribuição geográfica. Entretanto, apesar de apresentar dados importantes para o início de uma reestruturação taxonômica da família, a amostragem utilizada para as análises desse estudo foi baixa. Das cerca de 200 espécies de Pouteria ocorrentes na América, apenas quatro foram amostradas. O presente projeto objetiva realizar nova filogenia com utilização de dados moleculares de 70 espécies de Pouteria americanas, considerando seis espécies não americanas de Pouteria e duas de outros gêneros americanos da família (Ecclinusa e Pradosia), como grupo externo. Com base nos resultados obtidos, objetiva também a reestruturação taxonômica, a investigação da evolução dos caracteres reprodutivos, e o estudo da biogeografia dos táxons analisados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FARIA, APARECIDA DONISETE; PIRANI, JOSE RUBENS; LAHOZ DA SILVA RIBEIRO, JOSE EDUARDO; NYLINDER, STEPHAN; TERRA-ARAUJO, MARIO HENRIQUE; VIEIRA, PEDRO PAULO; SWENSON, ULF. Towards a natural classification of Sapotaceae subfamily Chrysophylloideae in the Neotropics. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 185, n. 1, p. 27-55, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.