Busca avançada
Ano de início
Entree

Acao de monoaminas sobre a fosforilacao de plcgama-1 na coluna dorsal da medula espinhal em modelo experimental de neuropatia periferica.

Processo: 06/05022-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Guilherme de Araújo Lucas
Beneficiário:Paula Cristina dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Serotonina   Peptídeos e proteínas de sinalização intracelular   Sinalização intracelular   Neurofisiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fosfolipase C | Monoaminas | Serotonina | Sinalizacao Intracelular | Neurofisiologia

Resumo

Proteínas da família da fosfolipase C (PLC) participam de mecanismos de sinalização intracelular ativados por diversos fatores tróficos que, a partir da ativação de receptores tirosina-quinase, fosforilam e ativam a isoforma PLCgama-1. Embora existam evidências substanciais do aumento da atividade de diversos fatores tróficos, particulamente de neurotrofinas, em neurônios sensoriais submetidos a lesão de nervo periférico, é ainda desconhecido a ação de PLCgama-1 em neurônios do gânglio da raiz dorsal e da coluna dorsal da medual espinal onde a informação nociceptiva é inicialmente processada pelo sistema nervoso central. Dados recentes indicam que receptores tirosina-quinase para neurotrofinas podem ser ativados por inibidores da recaptação de serotonina/noradrenalina (IRSN) em neurônios do córtex frontal. Estes resultados sugerem, ainda, que o efeito terapêutico de IRSN em distúrbios de humor é, parcialmente, dependente da fosforilação de receptores tirosina-quinase para neurotrofinas e da ativação de vias intracelulares específicas, incluíndo a ativação de PLCgama-1. Assim, este projeto investigará a atividade de PLCgama-1 na coluna dorsal da medula espinal de camundongos submetidos a um modelo experimental de neuropatia periférica. Os objetivos centrais deste projeto incluem: (a) caracterizar o efeito da lesão crônica de nervo periférico sobre o estado de fosforilação de PLCgama-1 em neurônios da coluna dorsal da medula espinal.(b) investigar a ação do tratamento crônico com inibidor da recaptação de serotonina/noradrenalina sobre o estado de fosforilação de PLCgama-1 em neurônios da medula espinal após lesão crônica de nervo periférico. Os resultados deste projeto devem indicar se a atividade de PLCgama-1 está associada a plasticidade neuroquímica de neurônios sensoriais submetidos a lesão de nervo periférico e a participação desta fosfolipase nos mecanismos antinociceptivos induzidos por IRSN. Este projeto investigará novos mecanismos neurobiológicos que contribuam para o entendimento da fisiopatologia da dor crônica de origem neuropática e possibilitem o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais eficazes no tratamento de condições tão debilitantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)