Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos Poliésteres Biodegradáveis via Síntese Enzimática: Uso de Monômeros Derivados de Fontes Renováveis

Processo: 08/06445-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Henrique Catalani
Beneficiário:Alliny Ferreira Naves
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/02855-7 - Polímeros sintéticos aplicados a biomateriais, AP.TEM
Assunto(s):Poliésteres   Síntese enzimática   Polímeros biodegradáveis

Resumo

A síntese de polímeros a partir de fontes renováveis vem ganhando importância na substituição de polímeros derivados do petróleo. Além disso, a classe de polímeros biodegradáveis surge como uma das soluções possíveis para o problema de polímeros descartados no meio ambiente. Este projeto propõe a obtenção de poliésteres derivados de 1,4:3,6-dianidro-D-hexitóis, que são monômeros provenientes de fontes renováveis, sendo os polímeros resultantes susceptíveis à degradação biológica e química, gerando resíduos atóxicos. Pretende-se estudar a síntese de polímeros e copolímeros a partir de isosorbídeo, isomanídeo e isoidídeo com (i) diácidos orgânicos de cadeia alifática saturada e insaturada, (ii) com diácidos aromáticos e (iii) com dióis de cadeia curta, média e longa catalisada pela enzima Candida antártica Lipase B (CALB - Novozym 435). A caracterização estrutural dos produtos será realizada por espectroscopia vibracional na região do infravermelho (FTIR), espectrometria de ressonância magnética nuclear de prótons (1H NMR) e carbono (13C NMR). A massa molar média e a distribuição de massa molar serão determinadas por análises de cromatografia por permeação em gel (GPC). As propriedades térmicas e mecânicas dos produtos obtidos serão avaliadas por calorimetria exploratória diferencial (DSC) e análise dinâmico-mecânica (DMA). A cristalinidade das amostras será averiguada por difratometria de raio X (XRD). As características químicas de superfície serão estudadas através de medidas de ângulo de contato de filmes obtidos pela técnica de revestimento rotacional.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAVES, ALLINY F.; FERNANDES, HENRIQUE T. C.; IMMICH, ANA P. S.; CATALANI, LUIZ H. Enzymatic syntheses of unsaturated polyesters based on isosorbide and isomannide. JOURNAL OF POLYMER SCIENCE PART A-POLYMER CHEMISTRY, v. 51, n. 18, p. 3881-3891, SEP 15 2013. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.