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Uso de apostilas na educacao infantil: o que oferecem as empresas que desenvolvem os sistemas privados de ensino

Processo: 08/57971-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Beneficiário:Aline Rocha Alvarenga
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Infantil | Politicas Publicas | Propostas Curriculares

Resumo

Este projeto tem como objetivo mapear as empresas que desenvolvem os chamados Sistemas Privados de Ensino e verificar o que é oferecido ao menos por duas delas. Além disso, tendo como base a autonomia garantida às instituições de Educação Infantil para a elaboração de seu Projeto Político-Pedagógico através da LBDEN publicada em 1996 (referenciada nos diferentes documentos publicados pelo MEC com esse objetivo), acredita-se ser importante identificar quais municípios utilizam este sistema. Nesse sentido, pretende-se ainda localizar empresas que desenvolvem material específico para redes públicas e identificar as redes públicas que utilizam este material. A preocupação com o uso de apostilas em Educação Infantil poderia ser interpretada como um retrocesso à imagem de "criança universal" apresentada por alguns teóricos do desenvolvimento infantil, pautada por padrões de "normalidade". Contribuem para esta inquietação a afirmação do Ministério da Educação (2006b), nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, no qual se admite a importância do processo educativo vivido na escola. Como seria possível, neste caso, considerar o uso de apostilas? Para atender a tais objetivos pretende-se coletar e organizar dados bem como promover um aprofundamento de conceitos relativos ao tema e relacioná-los com o projeto "Educação da Infância: o uso de apostilas junto à pequena infância e suas implicações para o reconhecimento da criança como sujeito em desenvolvimento" (Projeto FAPESP, 2007/ 51217-9). (AU)

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