Busca avançada
Ano de início
Entree

Produtividade e qualidade de estacas de minijardim clonal de eucalipto em função de doses de nitrogênio

Processo: 10/02311-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Clarice Backes
Beneficiário:José Henrique Tertulino Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF). Associação Cultural e Educacional de Garça (ACEG). Garça , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilizantes nitrogenados

Resumo

O nitrogênio por influenciar principalmente o desenvolvimento da parte aérea das plantas é o nutriente que pode influenciar de forma significativa na produtividade de minijardins clonais de Eucalyptus. O trabalho tem por objetivo avaliar o efeito de doses crescentes de N na produtividade, estado nutricional e capacidade de enraizamento das miniestacas produzidas de minicepas do clone híbrido de Eucalyptus grandis x E. urophylla (224). O presente trabalho será realizado em viveiro de mudas clonais de Eucalyptus, localizado no campus experimental Vulcano I, pertencente a Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça. Para o presente estudo será utilizado um clone híbrido de Eucalyptus grandis x E. urophylla (224). O delineamento experimental será o inteiramente ao acaso com 4 repetições, sendo os tratamentos constituídos por 5 doses de nitrogênio diferentes na solução nutritiva (0, 80; 160, 240 e 320 mg l-1). Serão avaliados: número de estacas produzidas, fitomassa seca e avaliação nutricional das estacas, intensidade da coloração verde, enraizamento das estacas produzidas e índice de produtividade e determinação da massa seca das mudas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ HENRIQUE TERTULINO ROCHA; CLARICE BACKES; KARLA BORELLI; MAURÍCIO REYNALDO PRIETO; ALESSANDRO JOSÉ MARQUES SANTOS; TIAGO DE OLIVEIRA GODINHO. Produtividade do minijardim e qualidade de miniestacas de um clone híbrido de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla (I-224) em função de doses de nitrogênio. Ciênc. Florest., v. 25, n. 2, p. 273-279, Jun. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.