Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção e análise das instituições de ensino para o desenvolvimento da pesquisa "Proposta de usar os jogos de empresas de forma proativa no processo ensino-aprendizagem"

Processo: 09/00194-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:José de Souza Rodrigues
Beneficiário:Ricardo Castilho Zanluchi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos de empresas   Ensino superior   Ensino de engenharia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo qualificar duas instituições de ensino superior (IES) em relação ao foco mercadológico e às respectivas clientelas. Os dados coletados na pesquisa servirão de base para o projeto de pesquisa "Desenvolvimento de Competências e Habilidades em alunos de graduação Usando o Jogo de Empresas Mercado Virtual. Proposta de tornar os jogos proativos no processo ensino-aprendizagem", objeto da dissertação de mestrado de Patrícia Zuccari que se propõe a usar o jogo de empresa Mercado Virtual (MV) para analisar a possibilidade de elaborar indicadores que evidenciem possíveis lacunas de aprendizado dos usuários do jogo. Além disso, é parte desta pesquisa acompanhar e auxiliar o desenvolvimento das competições estruturadas como experimentos a serem conduzidos para testar a hipótese de pesquisa do mestrado. Será observado o processo de ensino aprendizagem em processos de produção e administração. Durante e após as jogadas serão utilizados os indicadores de desempenho elaborados a fim de encontrar incoerências entre o material estudado e as decisões tomadas no jogo. Será objeto de pesquisa junto aos jogadores os motivos que os levaram a tomar decisões com as deficiências identificadas. A pesquisa de iniciação ora proposta contempla o desenvolvimento de material de apoio aos jogadores durante o jogo, caso julgue-se necessário.