Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do padrão de transcrição de genes constituindo sistemas de dois componentes de Ehrlichia canis (linhagem São Paulo)

Processo: 08/05011-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mozart de Azevedo Marins
Beneficiário:Gabriel da Silva
Instituição Sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Guarujá. Guarujá , SP, Brasil
Assunto(s):Ehrlichia canis   Anaplasmataceae   Erliquiose canina   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ehrlichia canis | Pcr | Rt-Pcr | Sistema de dois componentes | Biologia Molecular

Resumo

As erliquioses e anaplasmoses são doenças emergentes causadas por endobactérias Gram-negativas da família Anaplasmataceae, ordem Rickettsiales. Dentre estas, a erliquiose monocítica canina (EMC) possui incidência expressiva no país e seu agente etiológico é a Ehrlichia canis. O cultivo desta espécie em culturas de células pode ser utilizado como modelo para estudar a Biologia do gênero Ehrlichia e revelar aspectos importantes da sua patogenicidade. No âmbito do projeto "Análise transcricional de genes relacionados ao ciclo de vida, relação parasita-hospedeiro e patogenicidade de Ehrlichia canis" (processo 2007/07234-6 ), uma análise transcricional de E. canis será feita com uso das técnicas de PCR e RT-PCR em tempo real, buscando-se identificar correlações entre os diferentes genes analisados e o tempo de proliferação da bactéria em culturas de células. O candidato à bolsa de IC realizará os experimentos para a clonagem e caracterização transcricional dos genes, constituindo Sistemas de Dois Componentes da linhagem padrão do projeto (E. canis São Paulo). Os clones obtidos serão utilizados como controles nos experimentos de PCR e RT-PCR, em tempo real, e as análises de transcrição servirão como uma triagem inicial de quais genes SDC serão analisados de forma mais aprofundada com a técnica de RT-PCR em tempo real. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, E. V.; SILVA, G.; CARDOZO, G. P.; BITENCOURT, T. A.; FRANCA, S. C.; FACHIN, A. L.; MARINS, M.. In silico characterization of three two-component systems of Ehrlichia canis and evaluation of a natural plant-derived inhibitor. Genetics and Molecular Research, v. 11, n. 4, p. 3576-3584, . (08/08146-6, 08/04778-8, 07/07234-6, 08/05011-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.