Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular de Anaplasma platys e desenvolvimento de um ensaio de PCR para sua detecção e identificação simultânea com Ehrlichia canis

Processo: 06/06890-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Mozart de Azevedo Marins
Beneficiário:Giovana Pirolla Cardozo
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ehrlichia canis   Erliquiose canina   Anaplasma

Resumo

A erliquiose é uma zoonose transmitida pela picada de carrapatos e cujo agente etiológico são as bactérias Gram-negativas Anaplasma sp e Ehrlichia sp (ordem Ricketsialles; família Anaplasmataceae) que infectam diferentes hospedeiros vertebrados. Na erliquiose monocística canina, causada pela E. canis, é comum um quadro de trombocitopenia em graus variados de severidade o que pode estar associado a diferenças entre linhagens de diferentes regiões geográficas, estágios da doença e também à co-infecção por outros microrganismos, inclusive relacionados. Um exemplo é a espécie Anaplasma platys que está associada à trombocitopenia cíclica canina e pode ser encontrada em co-infecções reunindo E. canis e outros hemoparasitas. Com o objetivo de auxiliar os médicos veterinários no estabelecimento de um diagnóstico mais preciso para animais com quadro clínico indicativo de erliquiose, neste projeto serão realizados experimentos para se caracterizar molecularmente A. platys e o desenvolvimento de um exame, baseado na técnica de PCR, para a detecção e identificação simultânea desta espécie e de E. canis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, L. P.; CARDOZO, G. P.; SANTOS, V, E.; MANSUR, M. A. B.; DONINI, I. A. N.; ZISSOU, V. G.; ROBERTO, P. G.; MARINS, M. MOLECULAR ANALYSIS OF THE rRNA GENES OF BABESIA SPP AND EHRLICHIA CANIS DETECTED IN DOGS FROM RIBEIRAO PRETO, BRAZIL. Brazilian Journal of Microbiology, v. 40, n. 2, p. 238-240, APR-JUN 2009. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.