Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do tipo de nascimento no equilibrio acido-basico, no proteinograma, na glicemia, na cortilosemia e na atividade serica da gama glutamil transferase de bezerros da raca nelore/ efeito do tipo..

Processo: 05/58615-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Francisco Leydson Formiga Feitosa
Beneficiário:Diogo Gaubeur de Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Distocia   Asfixia neonatal   Imunoglobulinas   Bezerros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asfixia Neonatal | Bezerros | Distocia | Imunoglobulinas

Resumo

Os animais neonatos oriundos de transferência de embrião, inseminação e/ou fertilização in vitro, em virtude da seleção genética prévia, possuem maior peso e tamanho ao nascimento com alteração morfológica em alguma estrutura do corpo (ombros largos, por exemplo). Para agravar, as receptoras ou mães de aluguel, não apresentam, durante o período gestacional, um desenvolvimento pélvico proporcional ao tamanho do feto, o que, indubitavelmente, levará a uma maior ocorrência de partos laboriosos e, consequentemente, um maior índice de morbidade e mortalidade. Foi constatado, em um complexo estudo realizado com bezerros de corte, que 69% de todas as mortes observadas entre o nascimento e o desmame, ocorriam às 96 horas após o nascimento, em decorrência de partos distócicos (PETTERSON et al. 1987). A asfixia neonatal (acidose neonatal) é um complexo patológico que acomete ruminantes recém-nascidos, principalmente bezerros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)