Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores predisponentes a predação de gado por onças pintadas (Panthera onca) e onças pardas (Puma concolor) na região do Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil

Processo: 07/00976-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 09 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luciano Martins Verdade
Beneficiário:Fernando Cesar Cascelli de Azevedo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Predação   Manejo   Gado   Pantanal   Onças

Resumo

A perda de hábitats e o contato próximo com animais domésticos pode causar uma convivência forçada de onças-pintadas (Panthera onca) e onças-pardas (Puma concolor) com animais domésticos e, conseqüentemente, o uso destes como presas pelas onças. A predação de animais domésticos por onças pode encorajar atividades de caça ilegal de felinos e, conseqüentemente se tornar um dos problemas de maior preocupação quanto à conservação de grandes carnívoros silvestres. O objetivo desta proposta é examinar os padrões de predação de gado por onças-pintadas e onças-pardas e determinar os fatores principais que predispõem o gado doméstico a ser predado em uma propriedade privada na região do Pantanal do estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Uma amostra representativa do gado da propriedade será marcada e monitorada durante dois anos para a determinação de taxas de sobrevivência, fatores predisponentes à predação, e determinação de fatores sub-letais que possam estar relacionados ao risco da predação. Os fatores ecológicos responsáveis pela presença destas duas espécies de felinos em contato direto com o gado doméstico serão avaliados. Resultados deste estudo irão ajudar na elaboração de métodos alternativos de manejo do gado em regiões onde as atividades de pecuária são conduzidas em contato próximo à floresta, colaborando desta forma para a conservação e sobrevivência de populações de grandes felinos silvestres na região e para minimizar o impacto causado por onças sobre a atividade pecuária no Pantanal.

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WIDMER, CYNTHIA E.; HAGIWARA, MITIKA K.; FERREIRA, FERNANDO; AZEVEDO, FERNANDO C. C. Hematology and Serum Chemistry of Free-ranging Jaguars (Panthera onca). JOURNAL OF WILDLIFE DISEASES, v. 48, n. 4, p. 1113-1118, OCT 2012. Citações Web of Science: 5.
AZEVEDO, F. C. C.; VERDADE, L. M. Predator-prey interactions: jaguar predation on caiman in a floodplain forest. JOURNAL OF ZOOLOGY, v. 286, n. 3, p. 200-207, MAR 2012. Citações Web of Science: 13.
WIDMER, CYNTHIA E.; AZEVEDO, FERNANDO C. C. Tungiasis in a free-ranging jaguar (Panthera onca) population in Brazil. Parasitology Research, v. 110, n. 3, p. 1311-1314, MAR 2012. Citações Web of Science: 6.
WIDMER‚ C.E.; AZEVEDO‚ F.C.C. Tungiasis in a free-ranging jaguar (Panthera onca) population in Brazil. Parasitology Research, p. 1-4, 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.