Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de parâmetros reprodutivos de ratos machos, púberes e adultos, expostos ao cádmio in útero e durante a lactação

Processo: 09/02044-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Thais Petrochelli Banzato
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Cádmio

Resumo

Estudos recentes indicam a existência de diversas anomalias no sistema reprodutor masculino que podem ser ocasionadas pela exposição aguda ou crônica a substâncias químicas. Dentre essas substâncias destacam-se os metais pesados, como o cádmio, que com o rápido e crescente desenvolvimento industrial é liberado para o meio ambiente contaminando a água, o ar, o solo e os organismos. A planta do tabaco é capaz de absorver ativamente cádmio do solo contaminado, assim sendo, o hábito de fumar favorece a exposição crônica ao metal. O cádmio pode funcionar como desregulador endócrino modificando as funções reprodutivas, interferindo na qualidade do sêmen por afetar os testículos. São poucos os estudos sobre os efeitos dessa contaminação nos órgãos reprodutores masculinos, principalmente durante a exposição perinatal. Assim, objetivo desse presente projeto é avaliar parâmetros reprodutivos, na puberdade e idade adulta, em ratos cujas mães foram expostas ao cádmio durante a prenhez e lactação. Para tanto, serão avaliados parâmetros espermáticos, níveis hormonais, peso dos órgãos reprodutores, análise morfológica dos testículos e epidídimos e avaliação da taxa de morte celular nos testículos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BANZATO, THAIS PETROCHELLI; GODINHO, ANTONIO FRANCISCO; MATHIAS DA SILVA ZACARIN, ELAINE CRISTINA; PEROBELLI, JULIANA ELAINE; FERNANDEZ, CARLA DAL BIANCO; ALVES FAVARETO, ANA PAULA; KEMPINAS, WILMA DE GRAVA. SPERM QUALITY IN ADULT MALE RATS EXPOSED TO CADMIUM IN UTERO AND LACTATION. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 75, n. 16-17, SI, p. 1047-1058, 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.