Busca avançada
Ano de início
Entree

Restrição proteica in útero: desenvolvimento sexual e histologia do sistema reprodutivo de ratos machos

Processo: 08/51374-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Flávia Pinho da Cunha Pedrosa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento sexual   Espermatozoides   Desnutrição proteica   Ratos   Testículo

Resumo

Nos últimos anos vem aumentando o reconhecimento mundial sobre a relevância da nutrição como pilar básico para o desenvolvimento econômico e social. Em países em desenvolvimento como o Brasil, por exemplo, a desnutrição é um problema sócio-econômico causado pela má alimentação e pela baixa renda. O nascimento de crianças com baixo peso é reconhecido como um importante problema de saúde pública, com efeitos devastadores no desenvolvimento, na sobrevivência e na saúde humana. Milhares de crianças têm seu crescimento retardado pela má nutrição, no entanto poucos trabalhos relacionam a desnutrição protéica materna e o desenvolvimento do sistema reprodutor masculino. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar os possíveis efeitos da desnutrição protéica in útero sobre a instalação da puberdade e o desenvolvimento sexual de ratos machos. Para tanto, será investigada a idade da separação prepucial e da descida testicular, indicativos da instalação da puberdade, bem como serão avaliados parâmetros morfofuncionais do trato reprodutivo masculino: peso dos órgãos sexuais, dosagens hormonais, avaliações espermáticas (produção, reservas e tempo de trânsito no epidídimo, motilidade, morfologia), além de análises histopatológicas do testículo e epidídimo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLEDO, FABIOLA C.; PEROBELLI, JULIANA E.; PEDROSA, FLAVIA P. C.; ANSELMO-FRANCI, JANETE A.; KEMPINAS, WILMA D. G. In utero protein restriction causes growth delay and alters sperm parameters in adult male rats. Reproductive Biology and Endocrinology, v. 9, p. 94, 2011. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.