Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento reprodutivo de ratos machos expostos ao ftalato in útero e lactação

Processo: 06/60373-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Fabiola Choqueta de Toledo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento sexual   Ftalatos   Ratos

Resumo

Os ftalatos são aditivos químicos que, adicionados ao PVC, conferem-lhe maleabilidade. O PVC maleável é utilizado na fabricação de bolsas de sangue, de soro e de soluções intravenosas, cateteres, máscaras para inalação de oxigênio, luvas, tubos, dentre outros produtos médico-hospitalares, além de serem utilizados na fabricação de embalagens plásticas maleáveis de uso comercial como mamadeiras, brinquedos, garrafas de refrigerante e outros. Diversos estudos têm mostrado que a exposição pré-natal e peri-natal a doses elevadas de ftalato causam desordens reprodutivas importantes, agindo como fator anti-androgênico no desenvolvimento do aparelho genital masculino, além de ter um possível papel cancerígeno. Entretanto, faltam estudos sobre os efeitos de dose mais baixa, ou seja, próxima da exposição ambiental. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo avaliar o potencial efeito tóxico do ftalato sobre o sistema reprodutor masculino na pré-puberdade, puberdade e maturidade sexual, em ratos que foram expostos a baixas doses de ftalato in útero e lactação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERRA, MARINA T.; DE TOLEDO, FABIOLA C.; KEMPINAS, WILMA DE G. In utero and lactational exposure to fenvalerate disrupts reproductive function in female rats. REPRODUCTIVE TOXICOLOGY, v. 32, n. 3, p. 298-303, NOV 2011. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.