Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação do benzoato de estradiol no núcleo mediano da rafe sobre a aquisição de informações aversivas no condicionamento contextual

Processo: 10/06414-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Telma Goncalves Carneiro Spera de Andrade
Beneficiário:João Victor dos Santos Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Benzoato de estradiol   Ansiedade

Resumo

O Núcleo Mediano da Rafe (NMR) é uma das principais fontes ascendentes de inervação serotonérgica. Uma das vias que parte desta estrutura mesencefálica chega ao hipocampo dorsal participando do sistema de inibição comportamental, e, assim, da gênese de ansiedade. Tem sido freqüentemente relatado o importante papel neuroativo dos hormônios ovarianos, principalmente dos estrógenos, em neurônios serotonérgicos, os quais apresentam receptores para estrógeno. Estudos anteriores realizados em nosso laboratório mostraram que a microinjeção de Benzoato de Estradiol no NMR ocasionou um quadro de ansiólise em ratas ovariectomizadas no Labirinto em Cruz Elevado e no condicionamento contextual. Agonistas de receptores 5-HT1A têm este mesmo efeito quando administrados no NMR. No entanto, as pesquisas anteriores mostraram que a microinjeção de Benzoato de Estradiol no NMR prejudicou a evocação de informações aversivas no condicionamento contextual. Assim, o presente estudo tem por objetivo verificar se este esteróide sexual teria efeito sobre a aquisição da informação aversiva e se, como constatado anteriormente, o efeito observado seria neutralizado pela antagonização prévia de receptores 5-HT1A, corroborando a hipótese de que a ação do estradiol sobre o comportamento incondicionado e condicionado de fêmeas seria co-modulado por receptores serotonérgicos 5-HT1A. Ratas Wistar serão ovariectomizadas e também submetidas à cirurgia estereotáxica para implante de cânula, visando o acesso ao NMR e posteriormente, receberão microinjeção de Benzoato de Estradiol no NMR, precedida ou não pela ação do antagonista 5-HT1A, Way 100635. Os grupos controles receberão salina ou óleo, nos mesmos volumes das drogas. Imediatamente após as microinjeções os animais serão submetidos ao condicionamento contextual em uma caixa de Skinner. Vinte e quatro horas depois os animais serão expostos por 5 minutos ao mesmo contexto para avaliação comportamental, com registro dos comportamentos de congelamento e levantamentos, além do número de bolos fecais e eliminação urinária. Os dados serão analisados utilizando a Análise de Variância de duas vias, tendo como fatores a primeira e a segunda injeção. Somente serão consideradas significativas as diferenças cujo p for igual ou menor que 0,05.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO SPERA DE ANDRADE, TELMA GONCALVES; DOS SANTOS SILVA, JOAO VICTOR; BATISTELA, MATHEUS FITIPALDI; FREI, FERNANDO; SANT'ANA, ANA BEATRIZ. Interaction between estradiol and 5-HT1A receptors in the median raphe nucleus on acquisition of aversive information and association to the context in ovariectomized rats. NEUROBIOLOGY OF STRESS, v. 7, p. 80-88, DEC 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.