Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos espermatozóides eu e apirenes no trato genital do macho e da fêmea adultos de Achroia grisella f. (Lepidoptera, piralidae)

Processo: 00/10809-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Carminda da Cruz-Landim
Beneficiário:Fernanda Corrêa Fernandez
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Espermatogênese

Resumo

Nos insetos ocorre, com frequência relativamente alta, espermatogênese atípica. O desenvolvimento atípico da produção dos gametas masculinos pode verificar-se na fase de divisão celular ou mais tardiamente na diferenciação das espermátides. Em Lepidóptera, desde há muito tempo é conhecida a ocorrência de espermiogênese atípica que resulta na produção de dois tipos de espermatozóides: os eupirenes, células completas e fertilizantes e os apirenes, células anucleadas e não fertilizantes. O controle da produção de células é desconhecido, a não ser por relatos que apontam diferenças temporais no seu aparecimento. O objetivo deste trabalho é, portanto, o de acompanhar a espermatogênese em Achroia grisella F. durante todo o seu ciclo com a finalidade de determinar o momento exato do aparecimento dos espermatozóides apirenes, com a finalidade de posteriormente testara ação de hormônios morfogenéticos sobre essa ocorrência. (AU)