Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção e caracterização de blendas de amido de milho com polímeros reprocessados e reciclados: propriedades térmicas, mecânicas e de biodegradação

Processo: 02/06803-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2002
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Derval dos Santos Rosa
Beneficiário:Andrea Graf Pedroso
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia. Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/10716-4 - Desenvolvimento de blendas de PHB, PHB-v e PCL com amido e suas avaliações da biodegradabilidade, AP.JP
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Polietileno   Reciclagem   Resíduos biodegradáveis

Resumo

Este projeto propõe o estudo do reprocessamento e da reciclagem de polietileno de baixa densidade (PEBD) virgem e pós-consumo, respectivamente, como um método de processamento reativo através da formação de macrorradicais que poderão ligar-se com o amido para a obtenção de blendas polímero sintético/amido. Também serão avaliados diferentes teores de amido e o uso de um determinado teor de polietileno enxertado com metacrilato de glicidila (PE-g-GMA). Desta forma objetiva-se a substituição de matrizes termoplásticas sintéticas virgens por materiais pós-consumo e a utilização de materiais que se degradam mais facilmente, podendo ser aplicados na plasticultura e na fabricação de sacos de lixo. Com isso, além do benefício ambiental por contribuir com a redução de resíduos plásticos, utiliza-se um outro material de fonte renovável, biodegradável e barato. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDROSO‚ AG; ROSA‚ DS. Mechanical‚ thermal and morphological characterization of recycled LDPE/corn starch blends. Carbohydrate Polymers, v. 59, n. 1, p. 1-9, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.