Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desempenho termo-hidráulico da ebulição convectiva de refrigerantes halogenados no interior de tubos com fitas retorcidas

Processo: 08/10938-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Gherhardt Ribatski
Beneficiário:Renan Sasahara Hernandes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escoamento bifásico   Transferência de calor   Ebulição convectiva   Perda de carga   Evaporação

Resumo

Este projeto de pesquisa envolve o estudo experimental da ebulição convectiva do refrigerante R134a no interior de tubos contendo fitas retorcidas como dispositivos para a intensificação da transferência de calor. Nele propõe-se o levantamento de um banco de dados que possibilite a análise paramétrica dos efeitos no coeficiente de transferência de calor, na perda de carga e no padrão de escoamento dos seguintes parâmetros funcionais: velocidade mássica, fluxo de calor, título de vapor e razão de retorcimento, definida pela razão entre o comprimento na direção de escoamento para que o retorcimento da fita complete um ângulo de 180o e o diâmetro interno do tubo.O trabalho proposto será realizado para superfícies com diâmetros internos de 15,8mm na bancada para o estudo da ebulição convectiva em macro-canais localizada no Laboratório de Refrigeração da EESC-USP. Serão realizados levantamentos experimentais para tubos com superfície lisa sem fitas retorcidas e com fitas de alumínio e razões de retorcimento iguais a 3 e 6. Estes resultados serão comparados e, assim, avaliadas as taxas de intensificação de transferência de calor e de incremento de perda de carga proporcionadas pelo uso de fitas retorcidas em trocadores de calor. Especial atenção será dada a investigação de uma possível postergação da secagem de parede relacionada a utilização desta técnica de intensificação. Vale ressaltar que a presente proposta de pesquisa já conta com dois auxílios do CNPq modalidades Edital Universal (Processo no 474403/2008-4, R$ 40.000,00) e Produtividade em Pesquisa 2 (Processo no 303422/2007-6), potencializando assim investimentos já realizados por orgãos de fomento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KANIZAWA, FABIO T.; HERNANDES, RENAN S.; DE MORAES, ANDERSON A. U.; RIBATSKI, GHERHARDT. A New Correlation for Single and Two-Phase Flow Pressure Drop in Round Tubes with Twisted-Tape Inserts. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 33, n. SI, p. 243-250, JAN 2011. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.