Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do tratamento odontologico sobre a incidencia de infeccoes respiratorias nosocomiais em terapia intensiva.

Processo: 10/51063-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Roberto Martinez
Beneficiário:Wanessa Teixeira Bellissimo Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pneumonia   Tratamento odontológico   Clorexidina   Terapia intensiva   Respiração artificial

Resumo

As infecções do trato respiratório são as infecções nosocomiais mais comuns que acometem pacientes sob terapia intensiva em todo o mundo. Elas prolongam a internação, elevam a mortalidade intra-hospitalar e acarretam grande impacto financeiro. Sendo a aspiração de microorganismos da orofaringe a principal via de aquisição de infecções respiratórias por estes pacientes, a limpeza e a anti-sepsia da cavidade oral tem sido proposta como forma de se prevenir esta complicação hospitalar. Entretanto, os resultados da literatura são inconsistentes sobre a efetividade dessas medidas. Até onde pudemos apurar, não há estudos avaliando o efeito do tratamento odontológico em pacientes de UTI com o intuito de se prevenir infecções respiratórias, motivo pelo qual esta pesquisa se justifica. Objetivos: avaliar o impacto do tratamento odontológico em pacientes de UTI sobre a incidência de infecções respiratórias nosocomiais e a mortalidade global e atribuível às infecções respiratórias na UTI. Casuística, Material e Métodos: a população de estudo será constituída por pacientes admitidos para internação na UTI do HC FMRP-USP. A metodologia será experimental, randomizada e cega. O grupo experimental será constituído por pacientes atendidos por cirurgião-dentista que promoverá a limpeza da cavidade oral, controle de focos de infecção oral e aplicação de clorexidina a 2%. O grupo controle receberá apenas os cuidados rotineiros de higiene oral prestados pela equipe de enfermagem e a aplicação do mesmo anti-séptico. Será criado um banco de dados no programa Excel. Para a análise estatística será utilizado o programa Stata e aplicados os testes Qui-quadrado, Exato de Fisher, de Wilcoxon e de regressão binomial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELLISSIMO-RODRIGUES, WANESSA TEIXEIRA; MENEGUETI, MAYRA GONCALVES; GASPAR, GILBERTO GAMBERO; CAVENAGUE DE SOUZA, HAYALA CRISTINA; AUXILIADORA-MARTINS, MARIA; BASILE-FILHO, ANIBAL; MARTINEZ, ROBERTO; BELLISSIMO-RODRIGUES, FERNANDO. Is it necessary to have a dentist within an intensive care unit team? Report of a randomised clinical trial. INTERNATIONAL DENTAL JOURNAL, v. 68, n. 6, p. 420-427, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.
BELLISSIMO-RODRIGUES, WANESSA T.; MENEGUETI, MAYRA G.; GASPAR, GILBERTO G.; NICOLINI, EDSON A.; AUXILIADORA-MARTINS, MARIA; BASILE-FILHO, ANIBAL; MARTINEZ, ROBERTO; BELLISSIMO-RODRIGUES, FERNANDO. Effectiveness of a Dental Care Intervention in the Prevention of Lower Respiratory Tract Nosocomial Infections among Intensive Care Patients: A Randomized Clinical Trial. INFECTION CONTROL AND HOSPITAL EPIDEMIOLOGY, v. 35, n. 11, p. 1342-1348, NOV 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.