Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da comunidade fitoplanctônica no Rio Paranapanema (SP-PR) e seus principais tributários, em dois períodos do ano (inverno e verão)

Processo: 02/10549-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marcos Gomes Nogueira
Beneficiário:Mateus Ferrareze Feitosa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/09667-9 - Limnologia comparada de oito reservatórios em cascata no rio Paranapanema (SP-PR) com ênfase nos padrões de organização das comunidades fito e zooplanctônicas e zoobentônicas, AP.JP
Assunto(s):Eutrofização   Fitoplâncton   Dinâmica de comunidades

Resumo

Embora a construção de reservatórios cause grandes impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos e terrestres adjacentes, atualmente eles estão cada vez mais requisitados no país, principalmente para obtenção de energia elétrica. Porém, seu uso não se restringe somente a este objetivo, mas também para abastecimento de água, irrigação, lazer, aquicultura, entre outros. Torna-se, assim, imprescindível o conhecimento da estrutura, do funcionamento e o monitoramento destes ecossistemas criados artificialmente visando a manutenção e o manejo mais adequado dos mesmos. Neste projeto pretende-se analisar o fitoplâncton nas regiões de montante e jusante dos oito reservatórios do rio Paranapanema e seus principais tributários, em dois períodos do ano (inverno e verão). O fitoplâncton desempenha um importante papel na produtividade primária, sendo esta a base das cadeias alimentares em regiões pelágicas. Os organismos desta comunidade também respondem instantaneamente a qualquer alteração no meio, tornando-se, portanto, bons indicadores das condições do ambiente (eg. estado de trofia). Para se entender melhor os padrões de organização da comunidade fitoplanctônica faz-se necessário o estudo de um conjunto de fatores que interfere na estrutura e dinâmica-de suas populações, como transparência, temperatura, pH, oxigênio dissolvido, clorofila a material em suspensão, fósforo e nitrogênio totais. Portanto, neste estudo tais informações também serão consideradas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAREZE‚ M.; NOGUEIRA‚ MG. Phytoplankton assemblages and limnological characteristics in lotic systems of the Paranapanema Basin(Southeast Brazil). Acta Limnologica Brasiliensia, v. 18, n. 4, p. 389-405, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.