Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de uma abordagem alternativa ao processo convencional de desaeração em autoclaves operadas sob pressão de vapor

Processo: 07/05203-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Alfredo de Almeida Vitali
Beneficiário:Michele Nehemy Berteli
Instituição-sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Esterilização   Vapor

Resumo

Autoclaves operadas sob pressão de vapor são os equipamentos mais antigos e ainda os mais utilizados nas indústrias que processam alimentos embalados em recipientes metálicos. A operação denominada desaeração é uma das etapas do processo de esterilização e tem por finalidade a remoção total do ar do interior do equipamento pelo seu arraste por injeção de vapor. A eliminação do ar da autoclave é fundamental para garantir a uniformidade e eficiência da esterilização, já que a presença do mesmo pode diminuir drasticamente a eficiência do processo de transferência de calor. Estima-se que o consumo de vapor nesta etapa está em 30 a 80% do vapor total utilizado no processo de esterilização. Devido às constantes crises no setor petrolífero mundial e aos constantes aumentos do preço do petróleo e seus derivados, a desaeração está cada vez mais se tornando uma etapa onerosa para as indústrias do setor, gerando necessidade de buscas alternativas para a redução de custos. Dentro deste contexto, este projeto tem como objetivo avaliar uma alternativa para o processo de desaeração de autoclaves com a mínima utilização de vapor. Este estudo visa analisar e avaliar a viabilidade da utilização de água para deslocamento do ar em substituição ao processo convencional com vapor. Além da economia direta do combustível utilizado para a geração de vapor, seja este combustível de fonte renovável (biomassa) ou não (óleo, gases), esta abordagem favorece também outro aspecto de grande importância ambiental que é a redução de emissão de gases do efeito estufa, além da redução de ruídos, de umidade e de temperatura, ocasionando um aumento do conforto das salas de autoclaves por conseqüência da diminuição do ruído e do calor emitidos durante o processo de desaeração com vapor.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTELI, M. N.; VITALI, A. A.; BERTO, M. I.; MARSAIOLI, JR., A. Alternative venting in steam retorts-An approach to energy savings in thermal processing. CHEMICAL ENGINEERING AND PROCESSING, v. 70, p. 204-210, AUG 2013. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.