Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao do potencial de carcinogenese na mucosa do esofago cervical e transicao esofago-gastrica de ratos wistar expostos ao fumo e a simulacao de refluxo com acido e pepsina.

Processo: 08/56768-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Nelson Adami Andreollo
Beneficiário:José Hélio Zen Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hábito de fumar   Tabagismo   Neoplasias gástricas

Resumo

Investigação do potencial de carcinogênese na mucosa do esôfago cervical e transição esôfago-gástrica de ratos wistar expostos ao fumo e à simulação de refluxo com ácido e pepsina executando a tentativa de demonstrar a ação carcinogêgica do ácido clorídrico, potencializado pela pepsina. Sobre a mucosa da transição esôfago-gástrica. Com aplicação dessas substancias na mucosa esofágica superior e inferior dos ratos, simulando refluco gastro-esofág1co, associado à exposição da mucosa à fumaça de cigarro, permitindo, assim, a correlação de achados de trabalhos anteriores sobre carcinogênese relacionada a refluxo gastro-esofágico e faringolaríngeo com os resultados obtidos nos animais. Serão estudados cinqüenta ratos wistar jovens, separados em cinco grupos. (AU)