Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação de filmes finos cerâmicos com propriedades elétricas e luminescentes

Processo: 01/10522-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Elson Longo da Silva
Beneficiário:Márcia Tsuyama Escote
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Dielétricos   Titanato zirconato de chumbo   Filmes finos   Materiais ferroelétricos

Resumo

O projeto de pesquisa visa estudar materiais cerâmicos da classe de estruturas perovisquitas como PZT (PbTiO3-PbZrO3), BZT (BaZrO3-BaTiO3), SZT (SrTiO3-BaZrO3) na forma de filmes finos. Esses filmes finos serão estudados no seu estado cristalino e amorfo, e serão caracterizadas as suas propriedades elétricas e eletro-ópticas. Os filmes de PZT, BZT, SZT no seu estado amorfo serão estudados e analisados através das suas propriedades fotoluminescentes, com relação a presença de um formador de rede (Ti) ou com a presença de dois formadores de rede (Ti, Zr), bem como a presença dos modificadores de rede (Ba,Pb,Sr). Esses resultados serão comparados e será verificado a sua influência na estrutura eletrônica dos filmes amorfos. Os filmes finos com diferentes gradientes de concentrações do tipo PZT/PZT, BZT/PZT, serão caracterizados com relação às propriedades elétricas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESCOTE‚ MT; PONTES‚ FM; LEITE‚ ER; LONGO‚ E. Textured PbZr0. 3Ti0. 7O3 thin films produced by polymeric precursor method using microwave oven. Ferroelectrics, v. 335, n. 1, p. 211-218, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.