Busca avançada
Ano de início
Entree

Filmes finos ferroelétricos de srtio3eba1-xsrxtio3 preparados pelo método de spray pirólise

Processo: 02/01403-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elson Longo da Silva
Beneficiário:Goran Brankovic
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14324-0 - Multidisciplinary Center for Development of Ceramic Materials, AP.CEPID
Assunto(s):Filmes

Resumo

As técnicas de deposição de aerossol, também chamadas "spray" pirólise, começam com aerossol produzido a partir dos precursores líquidos que podem ser depositados em substratos para formar um filme. Objetivo deste trabalho é adaptar um aparelho experimental para depositar os filmes finos usando técnica de "spray" pirólise. As vantagens principais deste método são baixo custo da produção e processamento numa etapa, simples e rápida. O fato que "spray" pirólise não foi usada para preparação dos filmes ferroelétricos até momento constitui um amplo espectro de oportunidades para investigação. Filmes de materiais ferroelétricos sem chumbo, como SrTiO3 e Bai-xSrxTiO3, foram escolhidos para deposição na primeira fase de investigação. A investigação envolverá otimização da composição da solução de precursores mudando o tipo de precursores e a concentração deles, otimização dos parâmetros de deposição, como taxa de fluxo de solução, bem como tempo e temperatura de deposição. Pretende-se também otimizar os parâmetros de tratamento térmico para obter filmes de boa qualidade em diversos substratos. A caracterização de filmes finos incluirá análise de difração de raios-X, MEV, MET, AFM, bem como medidas elétricas (constante dielétrica, perda dielétrica, capacitância vs campo elétrico, curvas de histerese etc.)… (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANKOVI, GORAN; BRANKOVI, ZORICA; VARELA, JOSÉ ARANA; LONGO, ELSON. Strontium titanate films prepared by spray pyrolysis. Journal of the European Ceramic Society, v. 24, n. 6, p. 989-991, ago. 2004.
BRANKOVIC, Z.; BRANKOVIC, G.; VARELA, J. A. Microstructural investigation of the PZT films prepared from the suspension of nanocrystalline powders. Journal of the European Ceramic Society, v. 24, n. 6, p. 1945-1948, ago. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.