Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de ligações metálicas de sistemas mistos de madeira e concreto em situação de incêndio

Processo: 08/06726-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Carlito Calil Junior
Beneficiário:Julio Cesar Molina
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/06742-5 - Segurança das estruturas em situação de incêndio, AP.TEM

Resumo

O trabalho proposto tem a finalidade de estudar o comportamento de ligações metálicas de sistemasmistos de madeira e concreto, em situação de incêndio. Serão consideradas três principais abordagens: teórica,numérica e experimental. Inicialmente, será efetuado um levantamento teórico sobre o tema em questão combase na literatura disponível. Na seqüência, os ensaios experimentais serão efetuados diretamente em corpos-deprovamistos e em vigas mistas, de seção transversal "T", com conectores verticais formados por de barras deaço comum, igualmente espaçadas, levando-se em consideração os diversos materiais envolvidos na ligaçãomista. Os corpos-de-prova mistos e vigas mistas serão ensaiados em temperatura ambiente e em situação deincêndio para a verificação do comportamento da ligação mista, a partir da consideração de carregamentos deprojeto. Será também efetuada a análise numérica do sistema misto de ligação, com base no método doselementos finitos, a partir da calibração do modelo numérico, para posterior comparação entre os resultadosnuméricos e experimentais. Com a realização deste estudo, pretende-se contribuir no dimensionamento desistemas estruturais mistos, de madeira e concreto, em especial, em situação de incêndio, bem como proporrecomendações para a normalização sobre o assunto. Este trabalho fará parte do Projeto Temático intitulado"Segurança das Estruturas em Situação de Incêndio", Processo FAPESP 2006/06742-5, sob coordenação dosupervisor.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOLINA, JULIO C.; CALIL JUNIOR, CARLITO; DE OLIVEIRA, DIEGO R.; GOMES, NADIA B. Analytical, experimental and numerical study of timber-concrete composite beams for bridges. Computers and Concrete, v. 24, n. 2, p. 103-115, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
JULIO CESAR MOLINA; CARLITO CALIL JUNIOR. Sistema misto de madeira e concreto: uma abordagem numérico e experimental para altas temperaturas. MATERIA-RIO DE JANEIRO, v. 23, n. 3, p. -, 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.