Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo citogenetico do potencial mutagenico e antimutagenico da baccharis dracunculifolia em celulas de ovario de hamster chines.

Processo: 06/06927-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Denise Crispim Tavares Barbosa
Beneficiário:Carla Carolina Munari
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Células CHO   Aberrações cromossômicas   Baccharis dracunculifolia

Resumo

A própolis brasileira possui várias atividades biológicas como antitumoral, antiherpes, antimicrobiana e antiviral contra HIV, além da atividade anticarinogênica. A Baccharis dracunculifolia D.C., um arbusto que cresce no cerrado brasileiro, tem sido usada como um remédio popular desde 300 a. C., além de ser a principal origem botânica da própolis verde (própolis brasileira). A produção de radicais livres e conseqüente indução de mutações cromossômicas estão envolvidas no processo de carcinogênese, e considerando-se que os efeitos terapêuticos da própolis podem ser atribuídos em parte à sua atividade antioxidante, tornar-se relevante estudar a influência da B. dracunculifolia sobre a freqüência de aberrações cromossômicas induzidas pelo quimioterápico doxorrubicina em células de mamíferos in vitro. Para tanto serão utilizadas células de ovário de hamster Chinês, onde os parâmetros de análise serão as freqüências de aberrações cromossômicas e os índices mitóticos. Estes estudos com B. dracunculifolia devem contribuir para o melhor entendimento de sua ação no organismo humano.