Busca avançada
Ano de início
Entree

Funcionalizacao de microtopografia de titanio com peptidio sintetico de colageno i (p-15): efeitos sobre diferentes aspectos do desenvolvimento do fenotipo osteogenico in vitro.

Processo: 08/51506-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Paulo Tambasco de Oliveira
Beneficiário:Olívia Cherubin Alves
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Osteogênese   Cultura de células   Titânio   Osteoblastos

Resumo

Modificações bioquímicas de topografias complexas de titânio (Ti) permitem o desenvolvimento de novas superfícies de implantes funcionalizadas com moléculas bioativas, visando a promover a osteogênese de contato e a osseointegração. O objetivo do presente projeto é avaliar os efeitos da funcionalização de superfície de Ti Plus (DENTSPLY Friadent, Alemanha), que exibe topografia em micro e submicroescala, com diferentes concentrações do peptídio sintético P-15, análogo a uma seqüência de amino-ácidos da cadeia alfa1(I) do colágeno relacionada à adesão e diferenciação celulares, sobre importantes eventos do processo de osteogênese in vitro. Utilizando modelo de cultura primária de células osteogênicas derivadas de calvárias de ratos recém-nascidos, serão avaliados os seguintes parâmetros: 1) Morfologia celular e estágios de adesão e espraiamento celulares; 2) Molhamento de superfície; 3) Determinação da viabilidade celular, da proporção de células no ciclo celular e do número total de células; 4) Imunolocalização de proteínas da matriz extracelular não-colágena como marcadores da diferenciação osteoblástica; 5) Análise do grau de diferenciação osteoblástica por reação em cadeia da polimerase em tempo real (real time PCR); 6) Atividade de fosfatase alcalina; 7) Proporção de células em apoptose; 8) Detecção de acúmulos de cálcio/formação de matriz mineralizada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)