Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalização por ácido retinóico e cardiopatias congênitas humanas

Processo: 01/14238-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:José Xavier Neto
Beneficiário:Viviane Felgueiras Ruiz
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiopatias congênitas   Tetralogia de Fallot   Ácido retinoico

Resumo

A partição do tecido precursor cardíaco entre átrios e ventrículos é um processo essencial para o funcionamento normal do coração e, portanto, se constitui em um alvo potencial para mutações produzindo doença cardíaca congênita. Há 3 anos descobrimos que o gene RALDH2, que codifica uma enzima chave na biossíntese do ácido retinóico (AR), é fundamental para a gênese das câmaras atriais. Assim é necessário que a expressão do gene da RALDH2 seja estimulada nos precursores atriais e inibida nos precursores ventriculares para que as câmaras cardíacas se formem corretamente. No entanto, a participação da sinalização pelo AR não se limita ao desenvolvimento das câmaras cardíacas e hoje sabemos que ela também e fundamental para os mecanismos de posicionamento do coração ao longo do eixo direita-esquerda, para a septação das câmaras, para o crescimento da parede ventricular e possivelmente, para a formação da circulação coronariana. Em vista da ampla participação do AR no desenvolvimento cardíaco exploraremos com esse projeto a possibilidade de que genes envolvidos na sinalização pelo AR estejam implicados em doenças cardíacas congênitas humanas, como agentes causadores ou como fatores de predisposição. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAVAN, MARILENE; RUIZ, VIVIANE F.; SILVA, FABIO A.; SOBREIRA, TIAGO J.; CRAVO, ROBERTA M.; VASCONCELOS, MICHELLE; MARQUES, LIVIA P.; MESQUITA, SONIA M. F.; KRIEGER, JOSE E.; LOPES, ANTONIO A. B.; OLIVEIRA, PAULO S.; PEREIRA, ALEXANDRE C.; XAVIER-NETO, JOSE. ALDH1A2 (RALDH2) genetic variation in human congenital heart disease. BMC MEDICAL GENETICS, v. 10, NOV 3 2009. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.