Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do agente cimentante temporário sobre a retenção de copings metálicos fixados com cimento resinoso

Processo: 10/01546-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Rossana Pereira de Almeida
Beneficiário:Caio Rocha de Aguiar
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ligas metálicas   Cimentos dentários

Resumo

As próteses fixas são muito empregadas em Odontologia para devolver forma, função e estética aos pacientes. Inúmeros cimentos podem ser utilizados para a cimentação final dessas próteses, dentre eles os cimentos resinosos. Na literatura há controvérsias se o eugenol interfere ou não na polimerização desses cimentos. O objetivo desse estudo é fazer uma avaliação da influência de agentes cimentantes temporários, com ou sem eugenol, sobre a resistência de união de copings metálicos cimentados sobre núcleos metálicos fundidos utilizando-se um cimento resinoso. Serão confeccionados 40 núcleos metálicos fundidos em liga de Ni Cr, que serão divididos em 4 grupos para cimentação de coroas provisórias com cimentos temporários contendo ou não eugenol na sua formulação. Após os testes de tração, a limpeza do cimento temporário será feita manualmente e copings metálicos serão cimentados sobre os núcleos metálicos fundidos com cimento resinoso, armazenados em água a 37°C por 24 horas e submetidos aos ensaios de tração com velocidade de 0,5mm/min para determinação da força de união desses copings e da possível influência do eugenol sobre a matriz resinosa. Os resultados serão submetidos à análise estatística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RANIEL FERNANDES PEIXOTO; CAIO ROCHA DE AGUIAR; EDUARDO SANTANA JACOB; ANA PAULA MACEDO; MARIA DA GLORIA CHIARELLO DE MATTOS; ROSSANA PEREIRA DE ALMEIDA ANTUNES. Influence of Temporary Cements on the Bond Strength of Self-Adhesive Cement to the Metal Coronal Substrate. Brazilian Dental Journal, v. 26, n. 6, p. 637-641, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.