Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do professor coordenador num grupo de adultos surdos de discussão em LIBRAS

Processo: 04/13560-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Elizabeth Oliveira Crepaldi de Almeida
Beneficiário:Waleria Gama Umeoka
Instituição Sede: Faculdade de Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Língua Brasileira de Sinais   Surdez   Pessoas com deficiência auditiva   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grupo | Libras | Linguagem | Surdez

Resumo

O interesse pela compreensão do processo da busca de sentidos sobre diferentes temas, num grupo de surdos adultos sinalizadores fluentes em LIBRAS coordenados por uma ouvinte fluente em LIBRAS, surgiu de um estudo anterior de ALMEIDA (2003): Análise semiótica de interações de surdos em grupo de discussão em LIBRAS, no qual já ocorreu a coleta de dados. Os temas foram escolhidos pelo próprio grupo de adultos surdos. A análise de dados deste projeto será baseada no banco de dados desse estudo anterior. A análise de dados será realizada nesta pesquisa a partir de 18 gravações em vídeo, em que o grupo de surdos e a intérprete discutiam sobre os temas propostos por eles: Pobreza Humana, Profissões e Violência. Um total de 18 sessões, cerca de 18 horas de gravação em vídeo tape foram transcritas ortograficamente, de acordo com a tradução da coordenadora fluente em LIBRAS e critérios propostos por Souza (2000). A partir desses dados, serão selecionados alguns trechos das gravações para análise, em que o papel do coordenador do grupo no desenvolvimento lingüístico dos temas citados esteja evidenciado. Procuraremos analisar o papel do coordenador do grupo, e articulá-lo com a perspectiva histórica - cultural Vygotsky (1984,1987) e dialógica de Bakhtin (1997). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)