Busca avançada
Ano de início
Entree

Circovírus suíno tipo 2 (PCV2): detecção em fezes oriundas de suínos de granjas positivas para o agente

Processo: 08/58822-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro
Beneficiário:Cintia Manzatto Baldin
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leitões   Diarreia

Resumo

O Circovírus Suíno (Porcine Circovirus) pertence ao gênero Circovírus, o qual se divide em dois tipos, sendo o Circovirus Suíno tipo 1 (PCV1) não patogênico e associado a infecções permanentes em células PK-15 (rim suíno) e o Circovírus Suíno tipo 2 (PCV2) a circovirose suína. A circovirose suína é uma síndrome infecto-contagiosa que se manifesta, principalmente, como uma doença de leitões recém desmamados, dermatite, nefropatia, distúrbios reprodutivos, pneumonia e encefalite. A ocorrência de enterite granulomatosa associada ao PCV2 está aumentando e se caracteriza por diarréia e retardo no crescimento. O impacto na suinocultura é grande, uma vez que afeta o desempenho dos animais e, conseqüentemente, a produtividade da granja. Portanto, diante do grande impacto sobre a lucratividade o projeto tem como finalidade analisar fezes diarréicas e não-diarréicas de animais oriundos de granjas positivas para PCV2 através da reação em cadeia pela polimerase. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO, ALESSANDRA M. M. G.; BALDIN, CINTIA M.; FAVERO, CINTIA M.; GERBER, PRISCILLA F.; CIPULLO, RAFAEL I.; RICHTZENHAIN, LEONARDO J. Torque teno sus virus 1 and 2 viral loads in faeces of porcine circovirus 2-positive pigs. ACTA VETERINARIA BRNO, v. 84, n. 2, p. 91-95, 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.