Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade ligninolítica de fungos basidiomicetos poliporóides isolados de resquícios de matas no perímetro urbano de São José do Rio Preto José do Rio Preto SP

Processo: 05/55136-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eleni Gomes
Beneficiário:Maira Cortellini Abrahão
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação em estado sólido

Resumo

O presente projeto é o segundo que focaliza especificamente os fungos basidiomicetos do Município de São José do Rio Preto, no noroeste do Estado de São Paulo, através do levantamento das espécies de poliporóides que ocorrem no perímetro urbano. As áreas de coleta estão cobertas por vegetação de cerrado em recuperação. Os fungos poliporóides, tradicionalmente incluídos na Ordem Aphyllophorales (Basidiomycetes), são lignícolas em sua grande maioria, possuindo um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas terrestres. Para o conhecimento dos fungos poliporóides do Município de São José do Rio Preto serão realizadas coletas mensais no período de julho de 2005 a junho de 2006. O material será fotografado, coletado, isolado em meio de cultura e identificado morfologicamente. Serão elaboradas descrições detalhadas, ilustrações e chaves de identificação para os táxons encontrados. Testes enzimáticos qualitativos (teste de gotas) e de descoloração do corante RBBR, serão realizados para subsidiar a identificação das espécies e avaliar o potencial de produção de ligninases termoestáveis das linhagens obtidas, além de agregar conhecimentos que possam subsidiar estudos avançados em taxonomia com técnicas de biologia molecular e aplicações biotecnológicas destas linhagens. Os exemplares coletados e identificados serão depositados no Herbário Maria Eneyda F. K. Fidalgo (SP). As linhagens obtidas serão depositadas na Coleção de Culturas de Basidiomicetos (CCB) do Instituto de Botânica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIRA CORTELLINI ABRAHÃO; ADRIANA DE MELLO GUGLIOTTA; ELENI GOMES. Poliporóides (Basidiomycota) em fragmentos de mata no perímetro urbano de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 32, n. 3, p. 427-440, Set. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.