Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos fatores que influenciam a predação de ermitões em ambiente natural

Processo: 04/13919-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2005
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Carlos Eduardo Sikinger
Instituição-sede: Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB). Fundação de Ensino Octávio Bastos (FEOB). São João da Boa Vista , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia marinha   Predação   Interação

Resumo

Este projeto visa fazer uma avaliação pioneira sobre os fatores que influenciam a predação de ermitões na natureza utilizando-se de uma metodologia denominada "tethering" ainda pouco empregada no Brasil. Ela consiste em prender animais a estacas utilizando-se linhas para que as taxas de predação possam ser calculadas. Especificamente, pretende-se realizar 5 experimentos de curta duração (7 dias) para se testar o efeito dos seguintes fatores na predação sobre os ermitões/gastrópodes na natureza: 1. o tipo de ambiente (lama vs. interface lama/costão); 2. o ocupante da concha (ermitão Pagurus criniticornis ou o gastrópode Cerithium atratum); 3. o tipo de concha utilizado (Cerithium atratum vs. Tegula viridula); 4. a condição (danos físicos) da concha; 5. a estação do ano (verão vs. inverno). Com os resultados obtidos espera-se aumentar o conhecimento sobre os fatores que influenciam a predação de ermitões e levantar novas hipóteses a serem testadas em campo ou laboratório. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GORMAN, DANIEL; SIKINGER, CARLOS E.; TURRA, ALEXANDER. Spatial and temporal variation in the predation risk for hermit crabs in a subtropical bay. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 462, p. 98-104, JAN 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.