Bolsa 06/06899-1 - Polímeros condutores, Polianilina - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização eletroquímica de polímeros condutores em líquidos iônicos

Processo: 06/06899-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Sonia Regina Biaggio
Beneficiário:Carla Dalmolin
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros condutores   Polianilina   Polipirrol   Líquidos iônicos   Eletroquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Liquidos Ionicos | Polianilina | Polimeros Condutores | Polipirrol | Eletroquímica

Resumo

A construção de dispositivos eletroquímicos práticos e com alta vida útil, baseados em polímeros condutores, ainda sofre algumas limitações devido a problemas que derivam parcialmente dos eletrólitos utilizados, que podem ser aquosos, orgânicos, géis ou polímeros condutores iônicos. Neste contexto, os líquidos iônicos a temperatura ambiente (LIs), que são substâncias compostas inteiramente de íons e estão em sua forma líquida a temperaturas ao redor de 25 oC, são substâncias atrativas como eletrólitos devido a suas características, como ampla janela eletroquímica, boa condutividade elétrica, boa mobilidade iônica e pressão de vapor negligenciável. O uso de LIs como eletrólito/solvente em diversas aplicações de polímeros condutores mostrou-se bastante eficiente, resultando em melhores performances do material de eletrodo ou do dispositivo, principalmente devido à maior estabilidade eletroquímica do polímero, aumentando sua vida útil para mais de milhões de ciclos redox. Além disso, a síntese de polímeros condutores como a polianilina e o polipirrol na presença de LIs mostrou-se ainda mais eficiente para a utilização destes materiais em diversas aplicações, inclusive para a obtenção de materiais nanoestruturados. Desta maneira, pretende-se com este projeto estudar e otimizar, via eletroquímica, a síntese de polímeros condutores (polianilina e polipirrol) em líquidos iônicos, assim como investigar profundamente a natureza dos processos eletroquímicos que ocorrem nestes materiais, sondando a viabilidade de sua aplicação em dispositivos de armazenamento de energia, como baterias e supercapacitores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DALMOLIN, CARLA; BIAGGIO, SONIA R.; BOCCHI, NERILSO; ROCHA-FILHO, ROMEU C.. Changes of electrochemical properties of polypyrrole when synthesized in a room-temperature ionic liquid. Materials Chemistry and Physics, v. 147, n. 1-2, p. 99-104, . (06/06899-1)