Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização da extração assistida por ultra-som na determinação da disponibilidade de nutrientes inorgânicos em rações utilizadas na dieta de juvenilis de Tilápia do Nilo

Processo: 08/51377-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Bruna Cavecci Mendonça
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Tilápia-do-Nilo   Nutrição de peixes   Espectrometria de absorção atômica em forno de grafite

Resumo

A avaliação da disponibilidade de nutrientes inorgânicos em amostras de fontes alimentares utilizadas na nutrição de peixes representa o foco principal do trabalho a ser desenvolvido. Os elementos a serem avaliados são: Ca, Cu, Fe, Mn, Zn e P; eles estão entre os macros e micronutrientes mais importantes dentro da nutrição animal. O trabalho busca desenvolver metodologias para determinações de nutrientes metálicos, que fazem parte de análise bromatológica de rotina feita na área de nutrição de peixes, em estudos de disponibilidade de minerais. O principal objetivo visa otimizar protocolos analíticos referentes às determinações desses elementos inorgânicos em amostras de rações preparadas a partir de três fontes alimentares: levedura integra, levedura autorisada e farelo de nabo forrageiro. O desenvolvimento das dietas dos peixes será realizado no Laboratório de Nutrição de Peixes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/UNESP-Botucatu. Os nutrientes metálicos serão também determinados nas fezes dos peixes submetidos as dietas. A ultra-sonificação será testada no processo de extração dos nutrientes, procurando-se assim, eliminar a etapa de mineralização das amostras. Normalmente essa mineralização é feita rotineiramente por digestão nítrica/perdórica, gerando como resíduo químico, um extrato ácido contendo íons dicromato, que são altamente tóxicos. Serão estudados os principais parâmetros que influenciam o processo de extração dos nutrientes das amostras, como: granulometria da amostra sólida, tempo e potência de sonifição na extração ultra-sônica; diferentes soluções ácidas e programas de aquecimento no processo de mineralização por micro-ondas. As determinações de cálcio, cobre, ferro, manganês e zinco serão feitas por espectrometria de absorção atômica por chama e a determinação de fósforo por espectrofotometria no visível. A proposta de trabalho poderá reduzir o tempo das determinações analíticas em análises dentro da érea de nutrição animal, além de não produzir resíduos tóxicos, que podem comprometer a saúde do analista e contaminar o meio ambiente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVECCI, BRUNA; DE LIMA, PAULA MONTEIRO; SOUZA VIEIRA, JOSE CAVALCANTE; BRAGA, CAMILA PEREIRA; DE QUEIROZ, JOAO VITOR; BITTARELLO, ALIS CORREIA; DE PADILHA, PEDRO MAGALHAES. Use of ultrasonic extraction in determining apparent digestibility in fish feed. JOURNAL OF FOOD MEASUREMENT AND CHARACTERIZATION, v. 9, n. 4, p. 599-603, DEC 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.