Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo metaloproteômico dè cálcio, ferro, manganês e zinco Èm plasma sanguíneo dè Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Processo: 10/10697-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Bruna Cavecci Mendonça
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Metaloproteínas   Espectrometria de absorção atômica em forno de grafite

Resumo

O trabalho busca a otimização de métodos eletroforéticos em 2D para o fracionamento de proteínas de amostras de plasma sanguíneo de tilápia do Nilo para posterior identificação dessas proteínas por análise das imagens obtidas nos géis de poliacrilamida. Um estudo de mapeamento por SR-XRF dos spots protéicos para identificação qualitativa de íons Ca, Fe, Mn e Zn será feito em seguida, para então, otimizar procedimentos de extração desses íons metálicos dos spots para quantificação por FAAS/GFAAS. Diferentes formas de preparo das amostras para extração das proteínas e diferentes programas de separação por eletroforese 2D-PAGE, serão avaliadas. As determinações de íons metálicos serão feita por FAAS/GFAAS, após mineralização ácida das frações dos géis que contém os spots de interesse em forno de microondas. A proposta de trabalho, além possibilitar a avaliação de metaloproteínas em amostras de plasma de tilápia do Nilo, poderá também trazer informações importantes para a área de fisiologia e genética de peixes em relação aos estudos da proteômica e metalômica dessa espécie.