Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestao das aguas e planejamento ambiental da bacia do rio paranapanema estudo aplicado na bacia hidrografica da represa laranja doce, martinopolis, sp.

Processo: 07/56415-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Antonio Cezar Leal
Beneficiário:Kátia Fernanda Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos hídricos   Planejamento ambiental

Resumo

Esta pesquisa de iniciação científica está inserida em um contexto de projetos mais amplos aprovados junto à Fapesp e CNPq. O projeto tem como foco a gestão das águas e o planejamento ambiental da bacia do rio Paranapanema, com o objetivo de contribuir para a sua gestão participativa e desenvolvimento sustentável, bem como fomentar pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado sobre a temática. Está organizado para ser executado em duas fases. Na Fase I, o foco está centrado na análise das políticas e sistemas de gestão de recursos hídricos da União e dos estados de São Paulo e do Paraná, das ações dos Comitês de Bacias, das políticas municipais de meio ambiente e dos serviços de saneamento ambiental dos municípios da vertente paulista. Deforma concomitante, serão realizadas algumas fases do processo de planejamento ambiental da bacia do Rio Paranapanema, aplicando-se a análise integrada da paisagem. Na Fase II, serão analisadas as ações dos colegiados e órgãos de gestão, as políticas municipais de meio ambiente e os serviços de saneamento ambiental dos municípios da vertente paranaense. Será finalizado o processo de planejamento ambiental, com elaboração de mapas sínteses do estado ambiental das unidades da paisagem, de cenários e de propostas para a gestão das águas na bacia do Rio Paranapanema. As informações e dados coletados serão analisados e sistematizados e os resultados divulgados, visando subsidiar ações de mobilização social e de articulação interinstitucional para a gestão participativa das águas e a sustentabilidade do desenvolvimento da bacia do Rio Paranapanema. No projeto de iniciação científica objetiva-se contribuir para o planejamento ambiental da bacia hidrográfica da represa Laranja Doce, município de Martinópolis, São Paulo, através da realização de diagnóstico ambiental e apresentação de propostas. A metodologia inclui revisão bibliográfica, coleta de dados e informações, aplicação de questionários, trabalhos de campo, elaboração de cartas temáticas e de síntese, análise e sistematização de dados e informações e redação de relatórios científicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)