Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de propriedades magnetostrictivas de liga de Fe80A20 dopada com boro

Processo: 10/10699-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Cristina Bormio Nunes
Beneficiário:Mateus Botani de Souza Dias
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais magnéticos   Magnetização

Resumo

No Auxílio Regular em andamento financiado pela FAPESP (2008/07463-8) foi proposto o estudo de amostras de (Fe80Al20)100-xBx para x= 0,5, 1,0, 1,5 e 2,0 (% em atômico) em ligas policristalinas produzidas por fusão a arco e solidificadas rapidamente pela técnica splat cooling. Os resultados da magnetostricção das ligas obtidas por fusão a arco mostraram que para x < 2 a magnetostricção nã tem um ganho significativo pela adição de boro, porém para a amostra com x = 2,0 a magnetostricção obtida foi cerca de 40% maior que a amostra sem boro. Para todas as amostras com boro foi detectada a presença de uma fase nos contornos dos grãos semelhante ao que foi observado nas ligas de Fe-Ga com boro, que deve ser a fase Fe2B. A fase Fe2B também é ferromagnética com temperatura de Curie em torno de 1015 K e deve ter alguma contribuição para a magnetostricção destas amostras.Portanto, no presente plano de trabalho é proposto o estudo da magnetostostricção de ligas policristalinas de (Fe80Al20)100-xBx para x = 3,0, 4,0 e 5,0 % e da fase Fe2B. Nossos estudos serão feitos em amostras policristalinas obtidas por fusão a arco. Pretende-se avaliar qual a tendência do comportamento da magnetostricção para x > 2% e também da fase Fe2B por ela mesma, a fim de entender os resultados das amostras de Fe-Al com boroSalientamos que ainda não encontramos estudos no sistema Fe-Al (com dopagem de boro) para amostras policristalinas reportados na literatura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORMIO-NUNES, CRISTINA; DIAS, MATEUS BOTANI; GHIVELDER, LUIS. High magnetostriction of the polycrystalline alloy (Fe0.8Al0.2)(97)B-3. Journal of Alloys and Compounds, v. 574, p. 467-471, OCT 15 2013. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.