Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da classificação do grau de perda auditiva em idosos institucionalizados

Processo: 06/06062-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Heraldo Lorena Guida
Beneficiário:Lais Heloisa Mezzena
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde do idoso institucionalizado   Idosos   Presbiacusia   Perda auditiva neurossensorial

Resumo

A presbiacusia caracteriza-se como perda auditiva do tipo neurossensorial simétrica, bilateral de configuração descendente, tendo como causa o envelhecimento do sistema auditivo. Quanto à classificação do grau da perda auditiva, temos que a mais comumente empregada no meio científico é a proposta por Davis e Silvermann (1970), a qual faz o cálculo da média dos limares tonais utilizando-se das freqüências de 500, 1K e 2K Hz. Existem outros critérios, como a recomendação 02/1 do Bureau Internacional d´Audio Phonologie – BIAP (1997), que leva em consideração no cálculo da média, as freqüências de 500, 1K, 2K e 4K Hz. Sendo assim o objetivo do presente estudo será comparar os resultados audiológicos dos idosos institucionalizados, levando-se em consideração as duas classificações acima descritas. Serão avaliados 40 idosos de ambos os sexos, com faixa etária superior a 60 anos, após o levantamento da história clínica audiológica e da realização de otoscopia, serão obtidos os limares tonais (via aérea e via óssea) dos indivíduos, com o uso de audiômetro Eymasa, dentro de cabina acústica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KANO, CRISTHIANE EMY; MEZZENA, LAIS HELOISA; GUIDA, HERALDO LORENA. Estudo comparativo da classificação do grau de perda auditiva em idosos institucionalizados. Revista CEFAC, v. 11, n. 3, p. 473-477, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.