Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da temperatura e da carga orgânica no tratamento anaeróbio de esgoto sintético em ASBR com recirculação

Processo: 06/50391-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Suzana Maria Ratusznei
Beneficiário:Camila Miranda Bergamo
Instituição-sede: Escola de Engenharia Mauá (EEM). Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul , SP, Brasil
Assunto(s):Carga orgânica   Biomassa granulada   Tratamento biológico anaeróbio   Reatores anaeróbios em bateladas sequenciais   Efeitos da temperatura

Resumo

Esse projeto de pesquisa apresenta a estratégia de investigação de um reator anaeróbio operado em batelada seqüencial contendo biomassa granulada (ASBR), com recirculação da fase líquida, operado nas temperaturas de 15, 20 e 25ºC e concentração afluente de 500 e 1000 mgDQO/L, fixados demais parâmetros, aplicado ao tratamento de água residuária sintética, no intuito de verificar a influência da temperatura do sistema na estabilidade e na eficiência do reator a partir da quantificação das características físico-químicas do efluente tratado. Os resultados serão comparados com os obtidos em sistema semelhante, utilizando biomassa imobilizada (15, 20, 25, 30 e 35ºC e 500 mgDQO/L), como parte de projeto de Iniciação Científica, Agibert et al. (2006) (Processo FAPESP nº 04/00.118-2), e biomassa granulada (30ºC e 500 e 1000 mgDQO/L), como parte de projeto de Mestrado, Pinheiro et al. (2006), realizados no Laboratório de Engenharia Bioquímica da Escola de Engenharia Mauá. Dessa forma, a justificativa do trabalho é avaliar o desempenho do sistema tendo em vista diferentes condições climáticas nas quais essa configuração de biorreator poderá ser aplicada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERGAMO, CAMILA MIRANDA; DI MONACO, RODRIGO; RATUSZNEI, SUZANA MARIA; DOMINGUES RODRIGUES, JOSE ALBERTO; ZAIAT, MARCELO; FORESTI, EUGENIO. Effects of temperature at different organic loading levels on the performance of a fluidized-bed anaerobic sequencing batch bioreactor. CHEMICAL ENGINEERING AND PROCESSING, v. 48, n. 3, p. 789-796, MAR 2009. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.