Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da toxicidade aguda e crônica do glifosato em diferentes formulações para os peixes guaru (Phallocerus caudimaculatus) e Mato-Grosso (hyphuessobrycon eques)

Processo: 08/50560-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Claudinei da Cruz
Beneficiário:Patricia Cubo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Glifosato   Toxicidade aguda   Peixes   Toxicidade crônica

Resumo

As macrófitas aquáticas exercem um papel importante no ecossistema aquático, pois estão intimamente relacionadas ao ~ metabolismo dos ecossistemas, na ciclagem de nutrientes e na manutenção da biodiversidade aquática, porém devido à ação antrópica, estas plantas têm desenvolvido densas e extensas colonizações causando prejuízos ambientais e econômicos. O controle químico de macrófitas aquáticas pode ser utilizado com produtos herbicidas, porém estes podem gerar impactos negativos ao ambiente aquático. Outra forma destes produtos atingirem este ambiente é pela lixiviação de áreas agrícolas. Dentre os herbicidas um dos mais utilizados é o glifosãto que possui várias formulações ainda não completamente estudadas quanto aos efeitos ecotoxicológicos para organismos nâo-alvos, especialmente os aquáticos, Há poucos estudos em relação ás respostas biológicas dos organismos neotropicais expostos a herbicidas como o glifosãto e suas formulações com surfadantes. Assim, este projeto tem como objetivo determinar a toxicidade aguda CL(I)50;96h e crônica do herbicida glifosãto nas formulações Roundup® Original, Roundup® Transorb, Trop® e Roundup Ready® para os peixes guaru (Phallocerus caudimaculatus) e mato grosso (Hyphessobrycon eques) e a avaliar as variáveis da qualidade de água (pH, oxigênio dissolvido e condutivídade elétrica) durante os testes de toxicidade aguda e crônica. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.